
Sistema Operativo Paralelo
O que são os Sistemas Operativos Paralelos?

Como se foi referido, os sistemas operativos paralelos são um tipo de plataforma de processamento computacional que divide as grandes tarefas em partes menores que são executadas ao mesmo tempo em lugares diferentes e por mecanismos diferentes. Eles também são às vezes descritos como processadores de "multi-core" e costuma ser muito eficiente no manuseio de arquivos muito grandes e códigos numéricos complexos.
Quais são os seus fundamentos da computação paralela?
O sistema operativo paralelo foi baseada por UNIX e funciona dividindo conjuntos de cálculos em partes menores e distribuindo-os entre máquinas em uma rede, para facilitar a comunicação entre os núcleos do processador e as matrizes de memória, o software de roteamento precisa compartilhar sua memória atribuindo o mesmo espaço de endereço a todos os computadores em rede ou distribuir a sua memória atribuindo um espaço de endereço diferente a cada núcleo.
Quais são as origens e os primeiros usos?
Em 1967, Gene Amdahl, um cientista da computação americano que trabalhava para a IBM, conceituou a ideia de usar um software para coordenar a computação paralela. Ele publicou suas descobertas em um artigo chamado Lei de Amdahl, que delineou o aumento teórico no poder de processamento que se poderia esperar da execução de uma rede com um sistema operativo paralelo. Sua pesquisa levou ao desenvolvimento da comutação de pacotes e, portanto, do moderno sistema operativo paralelo. Esse desenvolvimento é considerado o avanço do início ao "Projeto Arpanet", e como responsável pela fundação básica da Internet, a maior rede paralela de computadores do mundo.
Quais são os aplicativos modernos?
A maioria dos campos da ciência usa esse tipo de sistema, incluindo biotecnologia, etc... A complexidade e a capacidade desses sistemas também podem ajudar a aumentar a eficiência em setores, como por exemplo, a consultoria e as finanças.
Quais são as considerações do custo?
Os Cientistas, pesquisadores e líderes do setor geralmente optam por usar esses tipos de sistemas, principalmente, por causa de sua eficiência, pois o custo também costuma ser um fator. Em geral, custa muito menos montar uma rede paralela de computadores do que desenvolver e construir um supercomputador para pesquisa.